sexta-feira, 22 de maio de 2009

Paulo Bento


Paulo Jorge Gomes Bento (Lisboa, 20 de Junho de 1969) é um ex-futebolista que ocupava a posição de médio defensivo podendo também jogar como ponta de lança. Começou como jovem jogador nas escolas do Palmense, seguindo a carreira profissional no CF Benfica. Seguiram-se Estrela da Amadora, Vitória de Guimarães, Sport Lisboa e Benfica, Real Oviedo e por fim Sporting, onde encerrou a carreira após uma lesão grave na tibiotársica.
Foi 35 vezes internacional por Portugal, estreou-se com a camisola da Selecção Nacional a 15 de Janeiro de 1995, no empate 0-0 contra a Uruguai, e finalizou a sua carreira internacional no infeliz 0-1 contra Coreia do Sul, a 14 de Junho de 2002, que ditou o afastamento de Portugal do Campeonato do Mundo de 2002 ainda na fase de grupos da competição. Jogou ainda o Euro 2000, que terminou numa suspensão de 5 meses por mau comportamento aquando das meias finais contra a França.
Acabou a carreira em 2004, aos 34 anos. Depois de "pendurar as botas" num comunicado emotivo, tornou-se treinador da equipa Júnior do Sporting. Nessa mesma época conquistou o Campeonato Nacional de Juniores, trabalhando com uma equipa com grande potencial. Depois do despedimento de José Peseiro após o fiasco do mesmo nas competições uefeiras foi chamado a treinar a equipa sénior do Sporting. Paulo Bento é hoje visto como um dos mais promissores treinadores portugueses, pela sua forte liderança e conhecimentos tácticos.

Sem comentários:

Enviar um comentário